Saiba como driblar as bandeiras tarifárias e evitar o aumento da conta de luz | Cincal 

Notícias

12 de janeiro de 2018

Saiba como driblar as bandeiras tarifárias e evitar o aumento da conta de luz

O ano de 2017 terminou com o aumento da conta de luz. A cobrança de bandeira vermelha na energia elétrica aumentou os valores da conta para muitos brasileiros e adotar hábitos econômicos é a maneira de driblar a instabilidade na cobrança de taxas.

 

O que são as bandeiras tarifárias?

Bandeira tarifária é o sistema que sinaliza os custos reais da geração de energia elétrica. A bandeira pode ser verde, amarela ou vermelha. As cores indicam se o custo será maior ou menor dependendo das condições da geração da eletricidade.

 

Bandeira tarifária é diferente de tarifa de energia

 

A tarifa de energia representa a maior parte da conta e cobre custos de geração, transmissão e distribuição da eletricidade.

A bandeira tarifária, ao contrário do que parece, não é um custo extra. Ela reflete os custos variáveis na geração de energia. Esses valores podem ser maiores ou menores de acordo a usina que será utilizada para a geração.

Em 2017 a tarifa ficou vermelha, a 2ª bandeira mais cara com custo adicional de R$3,00 para cada 100KWh consumidos. As bandeiras tarifárias mais caras costumam ser cobradas em épocas em que o regime de chuvas é insuficiente para recompor os reservatórios de usinas hidrelétricas. Quando isso acontece o governo aciona as termoelétricas que custam mais.

Janeiro de 2018 terá bandeira verde

aumento-da-conta-de-luz-bandeira-verde-janeiro-2018

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que no mês de janeiro não haverá cobrança da taxa extra, a bandeira cobrada será a verde.

Ainda assim, o consumo de energia deve ser regulado para evitar o desperdício especialmente no verão, época em que o consumo tende a ser mais intenso pela irregularidade dos horários e o uso de mais equipamentos que driblam o calor.

 

Como driblar o aumento da conta de luz com a variação das bandeiras?

 

No verão…

aumento-da-conta-de-luz-ar-condicionado

O aumento da temperatura é um incentivo para usar o ar condicionado com frequência. O problema é que o mal uso do equipamento chega a aumentar o valor da conta em 30%.

Para evitar o desperdício:

 

economia-energia-lampada-led

Apesar de o dia permanecer mais claro por mais tempo, as pessoas tendem a dormir mais tarde nos dias de muito calor, automaticamente mantendo as lâmpadas acesas por mais tempo

 

chuveiro-eletrico-aumento-conta-de-luz

O chuveiro elétrico é um equipamento muito utilizado nas residências e representa 25% do consumo em uma conta de luz.

 

aumento-da-conta-de-luz-geladeira

A geladeira começa a ser aberta com maior freqüência, e a entrada de calor constante pressiona o equipamento fazer mais esforço para funcionar.

 

Mesmo com o primeiro mês em bandeira verde, a expectativa é que em 2018 exista uma alta nas bandeiras tarifárias justamente pela insuficiência no regime de chuvas para compensar os períodos de seca.

Os bons hábitos de economia, são fundamentais para diminuir os gastos pessoais, colaborar com a sustentabilidade mundial e estar sempre preparado para períodos de alta nas bandeiras tarifárias.

 

Fonte: http://www.glight.com.br



Você pode gostar de ler também


Oficina de Pintura em Madeira movimentou o Dia das Mães na Cincal

Vasos de cerâmica: como usá-los para compor a decoração?

Cincal cede 200m de muro para valorizar a arte urbana